Pra que serve o Twitter?

Pássaro do Twitter

ARQUIVO: este post não é mais relevante porque é muito antigo, mas porque deu muito trabalho pra fazer não será excluído.

A essa altura do campeonato você talvez já saiba o que diabos é o Twitter, mas caso não saiba a gente explica, e também damos dicas caso você não queira usar ele pra não fazer de sua vida um livro aberto.

O Que é?

Você já sabe o que é um blog? Suponho que sim. Então imagine que você tem uma miguxa que adora falar de sua vida no blog, o que fez no dia anterior, com quem conversou, se está chovendo ou coisas do tipo. O Twitter é o blog da miguxa reduzido. Você só pode colocar 140 caracteres por update. O Twitter (por favor não fique pasmo) é pra você dizer o que está fazendo.

Update ou twit para os íntimos, é um post. Sabe o status que você coloca no MSN? Tipo comendo ou dormindo? Twitter é pra isso, inclusive antes de ser lançado um dos projetos se chamava stat.us, que seria o nome do Twitter caso alguém não tivesse mudado de idéia por lá.

O Twitter é pra você dizer o que está fazendo, nada mais nada menos.

E por que 140 caracters? Porque uma das plataformas mais famosas do Twitter é o celular e um SMS só aceita 140 caracters, embora só nos EUA a ferramenta seja oficialmente suportada (aqui você pode usar alternativas). O Twitter também pode ser acessado por mensagem Instantânea (como MSN, mas atualmente está fora do ar), pelo seu desktop, e um milhão de outros programas que deixam o site famoso justamente por isso, você pode acessar virtualmente de qualquer lugar pra dizer o que seu gato comeu.

Claro que é o uso sugerido, as pessoas usam o Twitter pra um milhão de coisas a mais.

Pra Que Usam?

Pra tudo! Desde uma ferramenta de marketing para sites, lembretes, leitores RSS e até mesmo pra dar água as suas plantas.

No Twitter você pode seguir as outras pessoas, e elas também podem te seguir (no site chama-se “follow”). Assim mais e mais pessoas vão ver o que você deixar no Twitter (ver o que você está fazendo?) ou não. É uma rede social apesar de tudo. As pessoas fazem amigos, os adicionam e seguem eles. Ou também seguem quem se interessam por.

Minha conta no Twitter - Clique para ampliar
Minha vida como livro aberto Minha conta no Twitter

Pra não deixar tudo muito chato e passivo, você pode ainda enviar uma resposta para alguém usando @nome mensagem ou uma mensagem direta caso a outra pessoa também te adicionou (que será entregue na caixa de entrada dela) com d nome mensagem.

Blogs e sites criam contas “fantasmas” também, onde os títulos dos artigos são postados no Twitter sincronizados com o feed do site, você pode ler as notícias em um feed assim que elas acontecem ou pode acompanhar qualquer coisa que tenha um feed, este blog, inclusive tem uma conta que atualiza pelo Twitter aqui. Estas contas geralmente não são controladas por ninguém ou quase não tem interação humana (como a conta do blog só diz que o blog está down esporadicamente ou alguma dica que não postarei aqui).

Serviços foram criados em cima do Twitter e serviços foram criados para o Twitter, são os chamados Apps, programas que acessam o Twitter do Firefox, da sua página inicial, do Facebook são exemplos das centenas talvez milhares de programas, chamados Apps, que fazem o Twitter tão popular. O timer por exemplo, você manda uma mensagem direta para ele com um tempo, por exemplo, 15 min, que ele te manda uma mensagem direta de volta depois de 15 minutos, ótimo pra cuidar do macarrão embora não seja recomendado (veja o drama abaixo).

Se você acha que perder tempo dizendo o que você comeu no almoço não e realmente algo útil, o Twitter pode – impressionantemente – ser útil.

Usos Úteis

A internet hoje me dia é um rio de informação com correnteza forte e sem piedade. Existe informação por todo o lado e o futuro não nos reserva algo melhor. Então que tal usar o Twitter como sua secretária eletrônica pessoal?

Outro passaro Twitter - Já viu algum por aí? Os tutoriais abaixo podem ser muito avançados, mas é só ler atentamente ou deixar um comentário qualquer dúvida!

Se você têm várias contas em vários sites já deve ter se pegado logando em todas e checando uma por uma, quem te deixou scrap ou quem comentou em suas fotos. Você pode deixar o Twitter fazend todo o trabalho sujo pra você.

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma nova conta no Twitter, que vai ser sua “secretária”, tanto faz o nome ou avatar ou qualquer outra coisa. Não esqueça de marcar Protect my updates na página de Settings para que só você possa ver as atualizações. Vamos chamar a conta de Roxie (algum nome mais sugestivo para uma secretária?)

Depois de criar a conta, esteja logado na conta da Roxie e dê “follow” na sua conta original e da sua conta original dê “follow” na secretária. Isso vai garantir que só você veja os updates dela.

Agora vá até o TwitterFeed e dê login, é ele que vamos usar para alimentar o trabalho de sua secretária Roxie. Se você tiver uma conta em Livejournal, Vox, WordPress, Blogger, Yahoo! entre outros siga as instruções, caso contrário, você vai precisar de um OpenID.

É recomendado usar Gmail para tudo funcionar perfeitamente. Caso você não tenha Gmail, seu cliente de e-mail precisa ser capaz de encaminhar mensagens para outro e-mail automáticamente.

Para Criar as Notificações (Gmail)

  • Vá até o Gmail em Configurações > Filtros > criar novo filtro.
  • Lá você cria um filtro com o assunto ou o campo “de” do sistema que você quiser, as notificações do orkut vêm do endereço número enorme@mail.orkut.com então você coloca no campo “de” *@mail.orkut.com (veja abaixo de outros serviços).
  • Clique em próxima etapa e selecione aplicar marcador.
  • Escolha ou crie um marcador para que sejam os feeds de sua secretária, por exemplo, marcador Roxie.
  • Clique em Criar Filtro

Para receber as notificações no Twitter

O Gmail cria um feed RSS para cada marcador, mas é feed autenticado. Como o TwitterFeed nao suporta este tipo de feed, você precisa “quebrá-lo” antes.

  • Entre no Free My Feed.
  • Coloque no campo feed url http://mail.google.com/mail/feed/atom/roxie/ (substitua roxie pelo marcador que você usou)
  • Deixe seu nome de usuário e senha do Gmail.
  • Guarde a URL que ele te der.

Agora é só ir até sua conta do TwitterFeed:

  • Criar uma nova notificação (Create a new twitter feed)
  • Deixe as credenciais da sua conta “secretária” do Twitter nos campos twitter username e password.
  • Coloque o Feed que você pegou do Free My Feed no campo RSS Feed URL.
  • O resto pode ser esquecido (a não ser que você queira configurar algo a mais).
  • Clique em Create.

Pronto, agora ele vai postar na conta da sua secretária e você receberá notificações no seu Twitter toda vez que um amigo deixar scrap, depoimento ou o que você tiver configurado no seu orkut (orkut como exemplo). Alguns serviços não precisam de toda a parte do e-mail, o Flickr oferece feeds para comentários deixados em suas fotos, daí é só pular para a parte do feed que ele manda tudo automaticamente. Veja abaixo que serviços usam feeds e quais usam e-mails.

Se você não usa Gmail. Seu e-mail precisa suportar encaminhamento automático para outro e-mail por filtros:

  • Entre na barra de endereços do seu navegador http://mailbucket.org/NOME_DE_USUARIO.xml substituindo NOME_DE_USUARIO por qualquer nome aleatório (tipo 9187231nodas092183jqe78123dj quanto mais complicado, melhor (bata a testa no teclado se tiver crise de criatividade). Anote em algum lugar o nome de usuário e pressione enter para abrir a página (duh).
  • Se retornar uma página com No messages are stored for this address é porque ninguém está usando este e-mail por lá.
  • Crie um filtro no seu cliente de e-mail para que todas as mensagens de *@mail.orkut.com (ou um dos serviços abaixo) seja encaminhado para NOME_DE_USUARIO@mailbucket.org (não esqueça de substituir!).
  • Depois siga os passos para adicionar um feed ao TwitterFeed acima, mas use http://mailbucket.org/NOME_DE_USUARIO.xml como endereço do Feed.

Onde Encontrar Feeds e Notificações

Orkut

Já foi listado acima, envia notificações pelo e-mail numeroenorme@mail.orkut.com, crie um filtro para que todos os e-mails com o campo de *@mail.orkut.com vão para algum marcador/e-mail.

Facebook

Para receber as notificações do seu Facebook no Twitter, você pode ir em http://www.facebook.com/home.php?#/notifications.php e pegar o endereço do Feed em Your Notifications ao lado direito.

YouTube

Vá a Account > Email Options e escolha quais notificações quer receber por e-mail. Crie um filtro no campo De para service@youtube.com

Flickr

Logue na sua conta, vá a Atividade Recente e pegue o Feed no final da página (lá embaixo).

MySpace

Vá a Account > Email Options e configure os alertas que deseja receber. Peça para um amigo te enviar um comentário para ver o e-mail De e colocar no filtro.

WordPress.com

Para receber os últimos comentários, use o feed http://seublog.wordpress.com/comments/feedsubstituindo seublog pelo endereço do seu blog.

Blogger

http://seublog.blogspot.com/feeds/comments/default para os últimos comentários, substitua seublogpelo endereço do seu blog.

Estes são os populares, se você lembrar de mais algum deixe nos comentários! o M1k3y teve a idéia de fazer um wiki com todos os serviços, mas não sei se é realmente necessário. Você pode usar as dicas acima pra qualquer serviço que tenha notificações por e-mail ou RSS, se não tem um, tem outro, é quase regra (tirando o DeviantART que é meio fresco com isso).

O Drama

Uptime, timer e macarrão. Três palavras que não gostam de ficar juntas no Twitter, que tem uma má reputação extensa sobre a disponibilidade de seus serviços.

Baleia do Twitter
Aconstume-se. Isto que você vê quando o Twitter está fora do ar.

O protocolo de Mensagem instantânea teve uma overdose e pifou, há mais de um mês e até agora nada de voltar. É comum eles desativarem certos serviços como a paginação, celular ou Apps porque o serviço não comporta toda a gama de usuários, mensagens atrasam, serviços não funcionam, mensagens não são entregues, um caos. O serviço já foi muito criticado pelos usuários por isso, mas até agora quase ninguém deixou de usá-lo. Lembra do orkut? Como era instável e todos usavam mesmo assim? Twitter é a mesma coisa…

Entende agora porque não é recomendável cuidar o macarrão pelo Twitter?

Twitter

Comentários

  1. O Twitter me encanta pela simplicidade. E o fato é que, apesar de terem surgido inúmeros concorrentes como o Plurk, o Identi.ca, o Pownce e o Jaiku, o Twitter segue inabalável na preferência da galera, baleiadas à parte. :)

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor