Edite fotos, músicas, vídeos e mais online

Programas como Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Draw, AutoCad, todos custam pequenas fortunas, mas você sabia que pode usar genéricos de todos em uma interface online e grátis?

Aviary imagem

O Aviary é uma suíte de aplicativos online atualmente em beta privado que usa a interface multiplataforma do Adobe Air para rodar seus programas, assim sendo compatível com Windows, Mac e Linux, como também abrindo por qualquer navegador que suporte Flash. O Aviary, que nomeia seus produtos com nomes de animais pretende criar interfaces para as seguintes áreas (em parenteses programa pago semelhante que eu conheço):

  • Phoenix (Photoshop): Edição de fotos.
  • Toucan: Criação e mixagem de paletas e cores.
  • Peacock (um pouco de AutoCad): Geração de ornamentos, fractais e terrenos com base matemática.
  • Raven (Corel Draw, Adobe Iillustartor) Edição e criação de vetores.
  • Hummingbird (AutoCad): Modelagem 3D.
  • Myna (Garage Band): Edição de músicas.
  • Roc (Garage Band): Criação/Gravação de músicas.
  • Starling (Final Cut Studio): Edição de vídeo.
  • Owl: Edição e publicação de interfaces de desktops.
  • Penguim (OpenOffice): Um processador de textos direcionado para pessoas que escrevem poesias, livros, etc.
  • Pigeon: Simulador de pinturas
  • Tern (AutoCad?): Gerador de terrenos (suponho que vá ser substituído pelo Peacock)
  • Horus: Editor de fontes.
  • Woodpecker: Nada de especial, ele usa sean carving pra redimensionar imagens.
  • Rookery: Sistema de arquivos de graça que suporta o site do Aviary.
  • Hawk (um super iStockPhoto): Mercado de arquivos digitais.
  • Crane: Criador de imagens de produtos.
  • Eagle (acho que inédito): Uma ferramenta para identificar detalhes específicos de uma imagem analisando seus pixels, como ISO, temperatura da cor ou que câmera foi usada.

A suíte de aplicativos parece bem promissora e é cheia de marketing, os criados são os mesmos do site de concursos para photoshop/fotos Worth1000. Atualmente somente o Phoenix, Peacock, Raven e Rookery estão disponíveis que eu saiba. Eu consegui acesso do Phoenix e Peacock e deixo minhas impressões abaixo.

Phoenix

O Phoenix poderia ser resumido em um clone do Photoshop mais simples, enquanto ferramentas como o picnick e outras que permitem edição online se limitam bastante ao básico, o Phoenix é mais avançado, possui gerenciamento de camadas, ferramentas como clone ou magic wand. Dá até pra brincar de you suck at Phoenix Photoshop.

casa de cogumelo no Phoenix
Casa de cogumelo feita com o Phoenix

Pessoas que estão acostumadas com o Photoshop terão uma facilidade maior em usar as ferramentas, eu confesso que não sou muito fã da suíte da Adobe e uso Corel, mas nada que um pouco de prática não resolva.

Muito defendido por pessoas que gostam de manter toda a sua vida online (“on the cloud”), o Phoenix deixa você editar e salvar arquivos remotamente contando com os avanços de ser um Photoshop de graça.

Peacock

Não consegui fazer muita coisa no Peacock, talvez por falta de experiência ou paciência. Mas o ‘programa’ é da mesma interface no Phoneix (todos os produtos seguem a mesma linha).

No Peacock dá pra criar terrenos, texturas fractais entre outros desenhos em formas matemáticas.

edição de terreno no Peacock
Peacock usa uma interface ao estilo Yahoo! Pipes pra criar terrenos

A suíte de aplicativos do Aviary promete um futuro longo se nenhuma Adobe da vida decidir processá-los por problemas com patentes e afins, além de tudo a interface de todos os programas seguem a mesma linha e os resultados podem ser compartilhados, uma foto manipulada no Phoenix pode ser usada no Peacock sem precisar exportar e importar milhares de vezes.

Os programas também vão se provar populares com pessoas que não tem dinheiro pra um software mais avançado ou querem só alguma conveniência, sem precisar de algo pesado no seu computador e cheio de opções que talvez nunca usariam pra tirar só uma espinha de fotos.

Aviary

Comentários

  1. Interessante, para alguns momentos, pelo menos! Ainda mais que usa AIR ^^

    Mas vem cá… “Modelação 3d”? Que dor! huahauahua
    “Modelagem 3d” seria o ideal, não? xD

    ;*

  2. Cara isso é muito interessante para nos que usamos quase todas essas ferramentas, e com esse papo de net nas nuvens isso e promissor.
    A gostaria da licença por favor….

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor