Como fazer backups automaticamente

Manter uma cópia de segurança sempre é útil e te salva do aperto, recomenda-se sempre uma cópia física (CD/DVD, drive removível, outro computador) e uma remota (internet), mas nem todo mundo tem a paciência de ficar fazendo backups e atire a primeira pedra quem nunca perdeu um arquivo importante.

O ideal seria manter um backup remoto diário ou semanal dos seus arquivos, dependendo do quanto você modifica eles e um físico a cada mês ou trimestralmente, assim da pra ficar seguro caso der algum problema com os servidores do serviço que você está usando ou a casa pegar fogo.

mozy-backup-gratis

O Mozy é um programa incrível que faz backup de tudo pra você, enquanto seu computador fica no ócio. Isso mesmo, ele só ativa quando seu computador estiver ocioso (se assim você desejar) e o resto é completamente automático.

Contra sua própria estupidez

Os backups são feitos para servidores remotos, assim não há nenhum perigo de perder-se tudo caso seu HD externo caia no chão ou o DVD fique antigo e pare de funcionar (quem usa DVD hoje em dia?). Além disso o programa salva versões diferentes do seu arquivo. Lembra daquela planilha que você salvou, mas lembrou depois que fez besteira? Ele mantém cópias mesmo assim. Pra completar eles encriptam tudo com segurança de banco.

A maior vantagem do Mozy é que ele faz tudo automaticamente pra você, só deixar seu computador de lado que ele começa a fazer os backups, se quiser configurar intervalos diferentes a escolha também é sua, mas não precisa se preocupar com sua própria estupidez em esquecer de fazer um backup.

Restaurar é tão fácil quanto perder

Na hora de restaurar as coisas também são extremamente simples. Lembro uma vez que meu HD queimou e tive que restaurar 90GB de músicas, foi só instalar o programa e esperar (horas, porque afinal 90GB!!) que tudo voltou da forma que estava antes, inclusive as mesmas pastas, sem precisar de configuração ou arrastar todas aquelas pastas de música de um lado pro outro.

Imagine que você estava bêbado editando as fotos das suas férias pra postar no Instagram, salvou o arquivo e foi dormir. O backup automático aconteceu e no dia seguinte você percebe que acabou pesando a mão no Photoshop e sua cara está igual uma boneca de porcelana. Não se preocupe porque o Mozy mantém versões diferentes do mesmo arquivo por 30 dias. Dá pra deixar seu sobrinho editar as fotos do casamento inteiro!

Tem também a versão Sync, com ela arquivos são sincronizados entre computadores e aparelhos diferentes, é só instalar um programa a mais que ele faz toda a mágica.

MozyHome Backup Grátis (2GB)
Se você quiser mais espaço os planos começam a partir de:
US$5,99 por mês – 50GB – 1 computador
US$9,99 por mês – 125GB – 3 computadores

Sorry, comments are closed for this post.

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor