Dicas Google para uma vida (mais NERD) melhor

Aí vai um guia de pequenos tutoriais pra ajudar a usar o Google da melhor maneira possível, seja pra pesquisa ou para os seus serviços. Provavelmente você já deve conhecer algum, até porque nao são novidades, mas faça bom uso :-)

Procurando conteudo não-protegido: Existem várias páginas na web onde os Webmasters guardam seus arquivos do seu site, ou só hospedam pra backup, vários nao protegidos, ou seja, você pode acessar, assistir/ouvir ou até mesmo baixar. São páginas chamadas de Index, Index of. O Google pensa que é uma palavra que nao traz resultados específicos, como o “e” ou o “o”, então não inclue nas pesquisa default então temos que dar um jeitinho. Como a maioria dessas páginas incluem Parent Directory então incluimos na pesquisa

Pra começar aqui vai um exemplo de como procurar por diretórios não-protegidos: ” -inurl(html|htm|php) intitle:”index of” +”last modified” +”parent directory” +description +size “. Mas isso é muito chato, cheio de programas desconhecidos, arquivos mp3, imagens inúteis.

Então vamos procurar por algo mais específico, vamos procurar por Green Day: ” -inurl:(htm | html | php) intitle:”index of” +”last modified” +”parent directory” +description +size +”Green Day” “. Já deu pra ver vários resultados de mp3 deles.

Mas ainda asssim quero pesquisar por videos no formato .mp3 ou .mov. É só incluir no final da pesquisar + (mp4|mov), lembrando que o caracter | funciona também como “e”, (mp4 E mov). Então: ” -inurl:(htm|html|php) intitle:”index of” +”last modified” +”parent directory” +description +size +(mp4|mov)

Ou então .mp3 e .mov:-inurl:(htm|html|php) intitle:”index of” +”last modified” +”parent directory” +description +size +(mp3|mov)

Pra .jpg e .gif: “ -inurl:(htm|html|php) intitle:”index of” +”last modified” +”parent directory” +description +size +(jpg|gif)

E essa regra vale pra qualquer extensão e quantas quiser em cada pesquisa.

Talvez você queira algo mais específico, como um video da Paris Hilton em .wmv e .avi, então:” -inurl:(htm|html|php) intitle:”index of” +”last modified” +”parent directory” +description +size +(wmv|avi) “paris hilton” “. Talvez você encontre o video dela dando o c* fazendo coisas que papai e mamãe fazem (sem gravar videos, é claro).

E assim da pra combinar várias palavras, extensões, arquivos, etc.

Usando Image Search como um tradutor visual: Mais uma utilidade além de procurar por imagens do seu Blog e depois ser processado por usar elas. Existe alguma palavra que você tem dúvida do que seja? Ok, Google it! Mas se for em outra língua e você nao tem tradutor? Por exemplo food. É obvio que você deve saber o que é food, mas por acaso sabe o que é 椅子 ou καρδιά? Quando não se tem um tradutor fica difícil, mas Google existe pra tudo mesmo, então da pra saber que 椅子 é cadeira (em chinês tradicional) e καρδιά é coração (em grego). Também util pra girias e tal, ou pra descobrir o sexo de um nome, como aquela pessoa chinesa que você conheceu na internet e se chama Priti mas tá com vergonha de perguntar o sexo, Google it: Priti é uma mulher e que por acaso não é chinesa

Ajuda Matemática: Esse só parece funcionar em inglês, mas também é util. Quanto é 5+2x2x90+892731873/10? Faça a conta: 5+2*2*90+892731873/10. Também serve pra outras contas: 1555231264473 bytes in gigabyte, números binários: 21 in binary, segundos em 10 anos: seconds in 10 year, etc. Esses são alguns exemplos, tentando adivinhar você descobre mais coisas pra converter, e se nao achar também, Google acha a resposta em algum site pra você.

Conversões: Ninguém sabe as cotações o tempo todo, além do Google, claro, então se você quer saber quanto tá valendo $3 Dolares em reais: $3 in reais ou $16 dolares em yen. Mas caso você nao saiba o nome da moeda, da pra usar só a nacionalidade: 30 Australian money in chinese money ou se quer complicar mais: $2.85 per gallon in British money per liter.

Procure entre datas e números: Você é pobre e tá afim de procurar uma camiseta que nao seja mais cara que 19 reais? E nem mais barata que 10 reais? procure por camisetas R$10..19 (foi um péssimo exemplo, mas funciona com outros produtos) ou os prêmios Oscar entregues de 1990 à 1999: oscar 1990..1999.

Excluindo palavras de uma pesquisa: Sempre aparece uma palavra indesejavel que você nao quer que aparece nos seus resultados, exclua ela! use -palavra. Google não sabe se quando você pesquisa por Salsa tá falando da dança ou da comida, então você tem que especificar: salsa -dance ou virus -computer. Só funciona em inglês por inquanto. Pra dar um jeito de usar em portugês, pesquise por “salsa dança” que aparecem os resultados da dança.

Use Google como proxy: Quando estamos na escola/trabalho/faculdade e não da pra entrar em alguns sites porque tá na black list (sites bloqueados para aquela rede) então o jeito é traduzir a página pra mesma língua, Português-Português:

http://www.google.com/translate?langpair=pt-br|pt-br&u=

considerando que o Google nao deve estar na black list de qualquer lugar (até porque isso é muita cara de pau) da pra acessar qualquer site.

Se o site for em inglês: http://www.google.com/translate?langpair=en|enr&u=www.apple.com

Mas parece que quando você passa por qualquer pagina de login (como orkut) ele fecha o translation tool, então não é muito util pra entrar no orkut, MSN Web Messenger, etc. Só pra páginas de conteudo que nao exigam login bloqueadas.

Advanced Search no Gmail: Palavras que podem dar uma mãozinha na hora de procurar algo na sua caixa de entrada lotada ou nos seus arquivos do Gmail, ainda mais pra pessoas que usam Gmail como backup, é de utilidade enorme: How to use Advanced Search.

Procure por títulos de paginas: Usando allintitle da pra pesquisar por títulos de páginas. morte aos emos da em 312.000 resultados enquanto allintitle:morte aos emos só tem 2 resultados (nota mental: lembrar de blogar sobre morte aos emos). O padrão pra quem não coloca nome nas páginas é “Untitled Document” (allintitle:”Untitled Document”) e olha que tem 62,300,000 resultados, pra ver como tem webmaster que esquece de colocar nome nas páginas.

Videos completos no Google Video: Sempre tem aqueles videos previews no Google Video, que pra assistir tudo tem que compra-lo, então pra evitar esses videos chatos procure com is:free. Exemplo: u2 is:free. É, eu sei que esse nao é muito útil

Direitos de uso: Na pesquisa avançada do Google existe a opção de escolher sites com lincença pra qualquer tipo de uso, ou não. Na opção Direitos de Uso encontra-se uma lista de licenças (provavelmente Creative-Commons)

O Yahoo! Já tem um serviço de busca específico pra isso. Yahoo! Creative Commons Search (em inglês).

Itens atualizados recentemente: Procurando por itens atualizados recentemente? Google da uma ajudinha. Usando as_qdr=xx na url da pesquisa você substitui o xx por 3m, 6m ou y, que sao 3 mêses, 6 mêses e um ano respectivamente. Por exemplo, quero fazer uma pesquisa sobre Placebo, mas quero saber só o que anda acontecendo nos útlimos 3 meses: http://www.google.com/search?as_qdr=m3&q=placebo.

Google como dicionário: Para descobrir palavras que sao complicadas, que você nao tem capacidade intelectual suficiente pra entender ou é burro mesmo pra saber. Use define: na sua pesquisa, então pra saber o que é sexo em uma linguagem oficial significa “É AQUILO QUE QUANDO É BOM É “ÓTIMO. MAS MESMO QUANDO É RUIM AINDA É MUITO BOM.” Obrigado Louco Dicionário por essa importante informação. Pra ver que tem gente mais desocupada q nós.

Joguinho pra desesstressar: Ou joguinho pra desocupados: Image Quiz pra tentar adivinhar que palavra foi usada pra pesquisa. Ou também o Google Image Labeler que você ajuda o Google a relacionar as palavras certas a imagem no Google Image Search.

Egosurfing: DIzem por ai que quem não está no Google, não existe, e também que o Google sabe de tudo sobre sua vida. Mas como saber o que Google vai dizer a respeito de você? Fácil, Egosurfing. Sua popularidade no Google depende de quanto você fica online, quanto você usa sua identidade real em Fóruns, Blogs, Etc. Então Lucas Rafael Teixeira só retorna em 1 resultado, e Chaos Boss em 4,250 (Pra quem nao sabe é esse o nome do Lucas), considerando que existem muitas outras citações sobre Chaos boss… Pelo menos o Blog tá em primeiro. Já Jardel App da em 38,900 resultados, sendo que eu sou o único Jardel App que existe, mas só 3 paginas de resultados, por que isso? Porque essas paginas tem repetições do meu nome, como no meu blog, cada post fala meu nome, mas eles nao iriam criar um link para cada um (tem algumas páginas do tipo ali, mas é porque Google ainda nao percebeu que tem que indexar direito). Então pra você procurar sobre você no Google use “seu nome completo” ou “seu nick”. Mas se sabe que bastante coisa de um domínio fala de você e quer excluir ele da sua busca, então use -site: No meu caso, eu quero saber todos os lugares q falam de mim, exceto Flickr: “jardel app” -site:flickr.com (lembre-se que é o domínio, e não o site específico), então retorna 231 resultados somente, isso quer dizer que 38 669 resultados são só das páginas no Flickr q tem meu nome. Outro modo de saber que Blogs falam de mim, posso usar o Google Blog Search: “Jardel App” da em 5 resultados, todos os blogs que falam de min e que eu bloguei (Muito narcisista essa parte do post eu sei, mas não tava afim de usar a Britney como exemplo).

Use Gmail como conta ilimitada de e-mails: Da pra criar ilimitados e-mails com seu Gmail, só adicionar depois do seu endereço +, ou seja, por exemplo: o meu e-mail digamos que seja (extremo exemplo): joao.123@gmail.com, adicionando +spam (spam seria a “palavra chave” do meu novo e-mail) eu posso usar pra me cadastrar em sites que tem política anti-spam duvidosa ou não quero receber e-mails depois de um tempo, então me cadastro neles com o e-mail joao.123+spam@gmail.com, daí é só ir nas opções do Gmail e criar um filtro, pra deixar com uma label específica, enviar pro arquivo ou até mesmo deletar e-mails recebidos para esse endereço. É fácil fazer, siga passo-a-passo: Vá em Configurações>Filtros>Criar novo filtro> Preencha o campo para com o e-mail “falso”>siga para a próxima etapa> depois marque as opções que deseja usar para seu e-mail falso, no caso estamos simulando cadastros em sites que podem te encher o saco de spam, então selecionamos Excluir> e depois Criar flitro! Pronto, agora todos os e-mails que chegaram para o endereço joao.123+spam@gmail.com vao ser excluidos automáticamente. Mas também da pra colocar Labels no filtro, arquivar diretamente, encaminhar ou marcar com uma estrela.

Com ajuda de: LifeHacker e Google Tutor

Comentários

  1. Hail google!
    Muito bom post. Mostra as várias facetas do nosso senhor único deus!!!!1111

  2. WTF, como que eu, nerd-escolada, não sabia dessas características sobre meu oráculo, o grande Gúgou??

    P.S.: Eu já vi o vídeo da Paris dando o olho que não vê. É sem graça, e ela me parece uma mulher tão excitante quanto um poste de luz!

  3. Cara, isso não é comentário, eu quero que vc me ajude a excluir algumas palavras daquele troço no google que quando vc dijita uma palavra, se vc já tiver dijitado outra palavra que começe com as letras dessa palavra, essa palavra aparece.

  4. João Antonio Isto não é no Google, é no seu browser, se você usa Firefox, ctrl shift del pra limpar os dados privados resolve, ou vá em Ferramentas > opções > aba privacidade desmarque a opção lembrar o que preencho em formas e barras de pesquisa (alguma coisa assim, eu uso em inglês, então adapte pra opção mais próxima)

    No Internet explorer vá em Ferramentas > opções do internet explorer > limpar histórico (não tenho certeza, não uso internet explorer)

  5. há vão se f* parem com isso só por eles serem emos vocês acham que existe alguma autoridade idiota contra eles seu p* no c* olha excluam logo de um vez esse blog #Ficaadica.

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor