Dicas Google para uma vida (mais NERD) melhor 2

Depois do primeiro post sobre dicas google ta na hora de dar mais dicas sobre o melhor buscador do mundo e suas ferramentas “secretas”.

Procurando por mais conteúdo escondido: Como de costume, muita gente esquece de proteger seus servidores FTP’s com imagens, vídeos, música e então caem no Google! Por exemplo, pra achar imagens de webcams por todo o mundo é só procurar por inurl:”ViewerFrame?Mode=” que é o modo webcam de alguns lugares, recomendavel ver com uma conexão boa porque a imagem fica atualizando em intervalos curtos.

Procurando chats: Ninguém aqui está encorajando invasão de privacidade, mas se as pessoas esqueceram de proteger seu chat não é culpa nossa, e geralmente algumas preferem salvar históricos de conversas no IRC, AOL Google talk, MSN em diretórios FTP’s, como backup ou direto mesmo, então pra achar uma conversa: “has quit” “has joined” filetype:txt ou “has left” “has joined” filetype:txt. No caso do MSN os padrões “Data, Hora, De, Para, Mensagem” nem o “Messenger Plus! Registro de Conversas” que aparecem no topo de cada log não funcionam muito bem, então é melhor você saber o MSN da pessoa e ter sorte.

Usando feeds de sites que não tem feeds com o Google: Alguns sites não têm RSS feeds, mas ninguém é de ferro pra ir no site todo dia, ou toda a semana checar se tem algo novo, então pra criar um feed pelo Google para um site que não publica feeds é só ir no Google Blog Search e procurar pelo site. Suponhamos que o Jardel’s Corner não tivesse feed, então você iria lá e procurava por site:jardelscorner.com, do lado esquerdo tem um menuzinho com “Blog Alerts”, “Atom” e “RSS”, daí fica por sua preferência o feed que quiser ou também tem a opção de alertas por e-mail no fim da página, isso serve para cada página nova que o site criar, como nos blogs cada post é uma página, é como RSS, o problema é que não é tão rápido como os RSS oficiais.

Como colocar legendas em vídeos do Google Vídeo: O Google recomenda alguns programas pra ajudar a colocar legendas nos seus filmes, mas se você não ta a fim de baixar ou qualquer outro motivo, tem uma caixa de texto na opção de editar legendas no Google Vídeo, ou você pode escrever em um bloco de notas e depois converter (mudando as 3 ultimas letrinhas mágicas do nome do programa! para SubViewer (.SUB) or SubRip (.SRT)). Mas vamos pela alternativa mais fácil, que é pela caixa de texto no Google vídeo. Vá no Google Vídeo e depois na sessão dos seus vídeos (uploaded videos ou meus videos), do lado de cada vídeo tem uma opção para editar e outra para adicionar legenda, que vai pra outra página com uma caixa de texto, aqui que a mágica acontece. Para criar uma legenda, existem 3 padrões: timecode: Especifica quando a legenda vai aparecer, deve-se usar o formato HH:MM:SS:FF (ou HH:MM:SS,FF ou também HH:MM:SS.FF que dão na mesma coisa), onde HH: Hora MM: Minuto, SS: Segundo e FF: Fração de segundo. Caption text: O texto em si que vai aparecer na legenda e Blank Line: Simboliza o fim de uma fala. Então um vídeo com 30 segundos e 2 falas na legenda fica assim:

00:00:00.00,00:00:15.00
Primeira fala.

00:00:15.00,00:00:30.00
Segunda fala.

A primeira fala vai do segundo 00 até o 15, e o segundo do 15 até o 30, é importante separar os tempos de início e termino de uma fala só por vírgulas, se a fala for muito grande o google vai dar um jeito de adequar ela a janela do vídeo, o Google vídeo também “fecha” sozinho o tempo se você esquecer, assim que começa a outra legenda… Depois é só salvar e esperar até a legenda aparecer.

Itálico e Negrito no Gtalk: O Google talk não te da a opção de mudar fonte ou estilo em uma conversa (diz que não), só na janela principal, com todos os contatos, e nem deixa uma citação sobre negrito e itálico nos seus arquivos de ajuda (não achei por lá), muitos já devem ter percebido sem querer, ou não que dá sim pra usar itálico e negrito em uma conversa. Pra escrever em negrito use asterisco: *bla bla bla* vira bla bla blae pra escrever em itálico use underline: _bla bla bla_ vira bla bla bla.

Usando ou desativando a pesquisa personalizada e histórico de pesquisa: A pesquisa personalizada do Google é pra ajudar o Google a saber do que você gosta, ele vai coletando os resultados ao longo do tempo e mostrando os resultados mais relevantes conforme seu perfil, a princípio você não percebe muita diferença, mas assim que você começa a ter um histórico de pesquisa enorme você percebe a diferença nas páginas de resultados. O histórico de pesquisa é pra guarda sua história e seus favoritos mesmo e organiza-los e fazer sugestões futuras, existe um widget pra página personalizada do Google ou o Google Desktop com recomendações baseadas nas suas pesquisas e outro para estatísticas de suas pesquisas. Já se você usa Del.icio.us e quer importar seus favoritos pra dentro do histórico de pesquisas aqui tem um script pra isso. Mas se você não quer que o Google saiba o que você andou pesquisando ou não se sente confortável com isso, também da pra desativar, só ir ao topo de qualquer página do Google em minha conta, logo ao lado de meus serviços > editar > Excluir Pesquisa Personalizada (ou Delete Personalized Search ou algum correspondente).

Com a ajuda de: Google Operating System e Google Tutor

 

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor