Finalmente uma escola que ensina de verdade

Uma escola de Sydney, na Austrália, resolveu abolir a cola nas provas, permitindo que os alunos buscassem informações durante os exames, por meio da internet, iPod ou telefones celulares. A idéia é preparar os alunos para a “vida real”, em que eles poderão consultar diversas fontes de informação. (via Folha Online)

Vários especialistas [cittation needed] já afirmaram que o sistema de ensino atual não é eficaz, o ser humano não assimila informações do jeito que a escola prega (decorando memorizando), o que é importante pra você pode não ser importante para o professor e vice-versa, assim você só aprende o que quiser ou não aprende nada quando não gosta do professor.

A técnica usada pela escola é quase uma pré-faculdade de jornalismo, os alunos são incentivados a procurar na internet, ouvir podcasts, falar com os amigos, ligar para parentes, levar material, etc. Cabe aos professores conferirem se as informações estão erradas (não acredite em tudo que você vê na internet!) e se existe plágio ou não (acredite ou não muita gente não sabe que copiar algo na íntegra ou não dar créditos sempre* é errado).

Está cada dia mais claro que existe um mar de informações, todos podem ser blogueiros, você acha praticamente tudo em motores de buscas, sem muito esforço. Embora possa ser ruim por um lado, já que você pode não pensar mais quando surgir alguma dúvida e ir direto ao Google.

*sempre nao se refere a domínio público e fotos stock entre outras exceções.

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor