O lado Negro da Microsoft e o Sucesso do Firefox

Era uma vez uma empresa capitalista, depois de ganhar processo para ficar com os ícones do Mac e comprar um programa e rebatiza-lo de DOS pensa que o mundo é maravilhoso…

…Até que, o bicho papão aparece (!!), o nome dele é Netscape, e apareceu no começo da doce década de 90. Foi o maior inimigo que Bill Gates já teve.

Em 1994 depois de lançado o Netscape, um programa simples que você digitava uma frase grande e apertava enter, e omg, ia para um lugar chamado website. Chamava-se navegador, e foi desenvolvido por um estudante que recém havia saído da faculdade.

Daí tio Gates e sua empresa compraram um outro navegador e rebatizaram de Internet Explorer. Até ai nada havia mudado, até que…

Decidiram implantar o Internet Explorer no Windows, sistema operacional mais vendido da época (e até hoje). A confusão começou: A justiça dos Estados Unidos queria processar a Microsoft, que obrigava os fabricantes de PCs a colocarem o IE, quem quisesse vender com Netscape não conseguia.

Nada impedia que baixassem o Netscape, mas quem conhecia a palavra Download aquela época? Se até hoje tem gente que não conhece? (além da minha vó e as civilizações de índios que não tiveram contato com o “homem branco”?)

O mais impressionante é que a Microsoft esteve a beira da extinção. O juiz norte americano queria quebrar a empresa em pedaços e colocar em leilão (imaginem que mundo melhor seria), o processo durou vários anos.

O browser Netscape enquanto isso se fod*a literalmente. Em 1998 depois de praticamente falido, decidem torna-lo código aberto, e criar um projeto para que vários usúarios contríbuissem com recursos, ferramentas, idéias, etc. Só que não deu muito certo, todo mundo queria colocar um pouco e viraria um browser pesado demais.

Essa idéia foi abandonada por alguns anos. Até que 6 engenheiros decidiram fundar uma ONG e começar do 0 em cima do código do Netscape, formando um navegador simples leve e seguro. Chama-se Firefox.

O programa era ótimo (e continua sendo!), mas só iria atingir a comunidade Geek e os NERDS, mas uma luz iluminou o caminho…

A Microsoft (como de costume), esquecia de atualizar os seus programas e praticamente esquecia que eles existiam, com o Internet Explorer não era diferente, e com várias falhas de segurança, vários usuários migraram para o Firefox, que além de seguro é mais rápido.

O Firefox é desenvolvido pela ONG Mozilla, e está disponível para download (que agora o povo old school sabe o que essa palavrinha significa). Também ganhou grandes aliados: Google, IBM, Sun… afundando cada vez mais a Microsoft.

A conclusão é que, softwares não comerciais são os melhores (quando se trata de internet), e a Microsoft… bem, essa conclusão você mesmo toma, mas não deixe insultos nos comentários que não queremos levar processo.

Comentários

  1. “Daí tio Gates e sua empresa”
    TIO! HUEUHEHUEHUEUUEHHHUEU
    ai ai, realmente a microsoft tinha de tudo para ser a top e sempre, sempre mesmo se leva pelo sucesso e esquece de dar a manutenção exata aos seus coisos. To de firefox desde o começo do ano e é bem mais melhor de bão (Y)

    :*

  2. Um dia nós ainda iremos ver um sistema operacional do Google com o Firefox junto!

    “Google OS — Mozilla Edition” \o/

    Imaginem um mundo sem Microsoft… que lindo ! \o/²

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor