Como usar a nota fiscal paulista

Se você mora em São Paulo já deve ter ouvido “nota fiscal paulista?” ou “CPF na nota?” em vários estabelecimentos na hora de pagar sua compra, se ainda não se irritou com isso, talvez já esteja na hora de começar a dizer seu CPF para o caixa e ganhar alguns trocados.

Pra que serve a nota fiscal paulista

A arrecadação de impostos vem batendo recordes no Brasil a cada trimestre, parte disso se deve ao fato de que os meios de fiscalização são automáticos. Antigamente quando alguém sonegava impostos, era preciso uma auditoria, fiscais visitarem o “criminoso” entre outras coisas. Hoje é só bater os dados do banco com os dados da Receita Federal e tudo pronto.

A nota fiscal paulista foi uma forma que o governo achou para fiscalizar suas compras e gastos de perto incentivar que as pessoas peçam notas fiscais em estabelecimentos.

Onde peço nota fiscal paulista

Somente estabelecimentos prestadores de serviços podem se cadastrar para emitir a nota fiscal paulista, eles ficam obrigados a “digitalizar” as notas em até 90 dias depois da compra junto a Receita Federal. O estabelecimento que não fizer isto ficará sujeito a penalidades, mas fiscalizar se ele registrou sua nota fica por sua conta, a denúncia também.

nota fiscal paulista

Entre estabelecimentos que participam estão supermercados, lojas de roupa, restaurantes, livrarias/papelarias, postos de gasolina, lojas de materiais de construção, óticas, salões de beleza, etc. Veja a lista completa e procure por endereço estabelecimentos que participam aqui, procure também pelos adesivos nas portas dos locais (geralmente perto das bandeiras de cartão de crédito).

Quem pode participar e como participar

Qualquer um. Morando em São Paulo ou não, sendo isento de imposto de renda ou não, tendo carro ou imóvel ou não, até menor de idade pode participar, você só precisa de um CPF.

Não é obrigatório se cadastrar no site da nota fiscal paulista, mas se você pretende controlar seus créditos é preciso sim, só necessário na hora de receber os créditos. Para se cadastrar você precisa do seu CPF, nome completo, data de nascimento e CEP. O cadastro pode ser feito no site da nota fiscal paulista na tela Acesso ao Sistema no menu direito, depois de abrir o popup vá em “não tem senha? Pessoa física clique aqui.

Caso seus dados constarem como incorretos, provavelmente é problema com o CEP, você terá q imprimir um documento (que aparece na tela de erro) e enviá-lo pelo correio com firma autenticada conforme informações no mesmo. Não se apresse, ele é necessário somente para retirada e consulta de créditos, enquanto isso não é feito você pode continuar pedindo CPF na sua nota que será tudo computado.

Tudo que você precisa fazer é informar seu CPF na hora da compra. O comerciante vai lhe emitir uma nota fiscal normal (igual aquelas que você recebe no supermercado por exemplo) com seu CPF constando lá, ela só serve pra controle, você não precisa guardá-la se a compra aparecer no site da nota fiscal paulista em 90 dias. Alguns comerciantes podem emitir somente a nota fiscal online se você aceitar, assim ela será enviada para seu e-mail conforme cadastrado no site da nota fiscal paulista.

Não é obrigatório informar seu CPF para o comerciante na hora do pagamento, mas daí os créditos não serão computados.

O que eu ganho com a nota fiscal paulista?

Você ganha dinheiro! Os créditos podem ser usados para:

  1. Reduzir o valor do débito do IPVA do exercício seguinte (em até 50%);
  2. Solicitar depósito dos créditos em conta corrente ou poupança;
  3. Solicitar depósito dos créditos em cartão de crédito.

Caso você não tenha carro, cartão de crédito ou conta em banco, dá pra enviar os créditos pra uma pessoa jurídica ou física e até “vendê-los”. Existe até uma espécie de bolsa de créditos, onde dá pra comprar produtos com os créditos da nota fiscal paulista.

O consumidor ganha em cima do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), 30% deste valor será pago para os consumidores. Então digamos que o hipermercado que você frequenta vai pagar em janeiro R$100,000 em ICMS por todos os leites que comprou de seus fornecedores (cada produto tem um ICMS diferente), 30% deste valor, no caso R$30,000 será dividido entre todos os consumidores que pediram nota fiscal paulista naquele estabelecimento e compraram leite em janeiro. O valor também será proporcional ao que cada consumidor gastou.

Quem paga é o governo e não o estabelecimento. Você terá 5 anos para retirar ou transferir estes créditos de alguma maneira.

Nota Fiscal Paulista

Comentários

  1. Boa tarde, todas as informações acima eu conheço mas não sei quais os produtos que não geram créditos na nfp?

  2. Oi Willians, depende muito do produto e do estabelecimento.

    Por exemplo, um desodorante pode gerar muitos créditos ou quase nada. Porque o calculo é feito em relação as pessoas que compraram, então se 900 pessoas compraram num determinado mês, os 30% de ICMS pagos pelo estabelecimento vão ser divididos entre eles. Agora se só 100 pessoas compraram, é o mesmo calculo para estas pessoas.

  3. Tudo que o governo dá ele toma tipo assim bolsa familia ele te dá dinheiro para familias pobres para “ajudalas” então o dinheiro que elas gastam voltam de novo pro governo…

  4. Solicite gratuitamente o relatório de viabilidade da sua marca. Trabalhamos também com registro de patentes, direito autoral, programas de computador.

    SEJA ÚNICO. PROTEJA-SE.

    -Procolo de Depósito de marcas em até 24 horas.
    -Faturamos nossos honorários para 30/60 e 90 dias(exceto taxas INPI).
    -Cobrimos orçamentos.

  5. que negosio é esse de 25 reais que sitan no cadarto da nota fiscal paulista? eu tenho que pagar? este creditos eu pego em dinheiro é só sacar?

  6. Olá Sou corretora de imóveis e entrei em seu site para
    divulgar o meu trabalho caso tenha interesse entre em contato comigo
    terei o prazer em atende-lo

    IMMAGINATO – CASA VERDE
    Lançamento surpreendente….No coração da Casa Verde

    E tenho tb em Cotia
    Minha casa minha vida
    Pronto para morar …saia do aluguel e venha morar no que é seu!!!!

    Imóvel na Planta em Osasco
    Resisdencial das Oliveiras vale a pena conhecer!!!

    Entre em contato para ter maiores informações sobre esse excelente empreendimento
    Adriana
    9.67058992v oi
    9.53535421 tim
    927*23770 id nextel

  7. O Instituto Catarinense de Educação estará disponibilizando na cidade de Maravilha, o Curso Técnico em Enfermagem, com aulas somente aos sábados no período das 0800H as 2200h, para todas as pessoas que querem ter uma oportunidade de mudar as suas vidas e não tem tempo de estudar diariamente no período noturno.
    Não perca essa oportunidade. Inicio das aulas dia 13 de Julho.
    “No ICEU você tem a oportunidade de mudar sua vida”

    Maiores Informações

    Site: http://www.iceu.com.br
    Fone: 49 3664-3611
    Email: alo@iceu.com.br
    Facebook: https://www.facebook.com/iceu.institutocatarinenseeducacao?ref=tn_tnmn

  8. Prezado(a) Senhor(a);

    Venho através deste informar que, Nossa empresa atua na área de
    desenvolvimento e hospedagens de sites tanto profissional como pessoal,
    Portofólios, Lojas virtuais, Blogs. Armazenamentos, Sistemas, Albuns,
    E-mails, Projetos, Servidores dedicados, Servidores virtuais, Linux e windows,
    e muitos mais..

    Temos soluções avançadas para a sua empresa!
    Aguardamos o seu contato através do chat ao vivo em nosso site,

    http://www.brazhost.com.br, ou por e-mail ou telefone. Teremos o prazer em atende-los.

    Desde já agradecemos pela sua atenção.

    Att., Equipe Brazhost

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor