Procure imagens iguais na internet sem digitar nenhuma palavra

O TinEye – atualmente em beta privado – é um site de pesquisa que procura imagens iguais ou semelhantes com as que você mandou pra lá. Se você mandar uma imagem de uma logomarca, ele vai procurar em todos os sites indexados a mesma imagem, versões com ajustes de cores, cortadas e qualquer outra modificação.

exemplo de pesquisa no TinEye

Atualmente, se você quiser procurar uma imagem em algum buscador fica difícil de encontrá-la, porque depende de vários fatores e (quase) todas as buscas são feitas em relação ao texto na imagem (atributo alt) e em volta dela. Algumas tecnologias permitem colocar marca d’água invisíveis antes de publicá-las na internet, mas são opções muito caras.

as imagens semelhantes também identificadas pela pesquisa

O TinEye é muito útil para designers/artistas que ocasionalmente tem seus trabalhos roubados em fórums, imagens de exibição e afins, já que procura apenas pelo conteúdo visual da imagem.

Outro uso poderia ser o que já fazemos no Google, lá você entra uma palavra na pesquisa de imagem e descobre do que se trata (por exemplo, Activia, para descobrir que é um iogurte). Dá pra fazer o reverso no TinEye: Você entra uma imagem de uma pessoa/produto e ele vai mostrar em que sites ela foi encontrada. Daí é só entrar nos sites dos resultados e procurar mais informações.

Se a imagem foi modificada de alguma forma, o buscador pode identificar (veja exemplo ao lado), como, mudança de cor, corte, modificação no tamanho/ângulo, se ela foi usada em alguma colagem/montagem, etc.

Infelizmente o TinEye ainda tem muito poucas imagens indexadas, o que deixa a pesquisa ainda muito limitada, são 4 milhões de imagens, o que não é muito considerado que o DeviantART sozinho tem 58,220,661 (no momento em que digito este post).

O Google também já divulgou que sua pesquisa de imagens vai evoluir pra este patamar em breve, se você procurar por Mona Lisa, ele vai analisar imagens da obra de arte e não textos com tal imagem.

A Idée, empresa que desenvolve o produto já tem outras ferramentas pagas para comparar imagens semelhantes e procurar por fraudes em jornais e revistas, mas o TinEye é a primeira que vai vir a público, provavelmente no terceiro trimeste deste ano.

TinEye

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor