Entre em várias contas de MI ao mesmo tempo

ARQUIVO: este post não é mais 100% relevante porque é muito antigo, mas porque deu muito trabalho pra fazer não será excluído.

Que programa deixa você entrar nos seus 2 MSNs, 3 Jabbers, ICQ, AIM, Yahoo! e é Código Aberto? O Pidgin! É um dos softwares que eu não vivo sem.

O Pidgin (antigo Gaim) é um programa de mensagem instantânea de código aberto que já vem como programa padrão de MI para usuários do Ubuntu. Ele deixa você acessar contas de:

janela principal do Pidgin, clique para ampliar

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr

E tudo em uma janela só, sem complicação e com várias contas ao mesmo tempo. O exemplo ao lado é a minha lista de contatos, mas você pode configurar de várias maneiras: Com imagens dos contatos do lado do nome, imagem grande ou pequena e seu status para todas as contas de lá, também sua imagem de exibição. Por exemplo, se tiver 20 contas conectadas, o status vai mudar pra ausente nas 20, também dá pra fazer com a imagem de exibição o mesmo.

Gosta de abas? O Pidgin tem! Você pode abrir várias abas pra iniciar conversas, ele não vai ficar piscando que nem louco na sua barra de endereços, só 3 piscadas pra cada mensagem e se você não responder logo ele pára, independentemente de você estar online ou ocupado, você pode até configurar pra ele não piscar et all e somente mudar a cor do ícone na barra de tarefas.

Janela de chat cheia de abas no Pidgin

Não lembra o nome daquele seu colega de trabalho que tem o nick Duda 100% e o endereço do msn como “xTremezsk8tertdb@hotmail.com? Você pode mudar o nick do seu contato ou adicionar anotações extras. Inclusive, ações de contatos é o que não falta, você pode até mesmo pedir pra ele executar um programa toda vez que determinada pessoa entrar (ainda não vejo utilidade nisso), tocar um som específico ou enviar uma mensagem como “oi” automaticamente (para ver todas as ações clique com o botão direito no usuário em questão e vá em “ações de usuário”).

Gosta do MSN Plus? Devia se envergonhar. Nenhum dos seus amigos que não usa gosta de você (agora você sabe porque a Ana não quis sair com você). Mas no Pidgin você pode configurar praticamente tudo que (eu sei que) o MSN Plus permite configurar: Cores em chat, sons especiais para pessoas, backrounds especiais para contatos, histórico bem organizado, status personalizados com auto mensagens, compara automaticamente contatos que você tem adicionado com contatos que te adicionaram e infinitas possibilidades com plugins de todos os sabores. Mas não tem os skins feios e não vai mudar a cor do nick de ninguém como no MSN Plus, que pena.

Você é uma pessoa ocupada e têm um MSN pro trabalho, um Gtalk para uso pessoal, um MSN pra amigos, outro pra colegas e assim por diante resultando num caos de umas 20 contas? Com o Pidgin fica fácil, ele conecta todas as contas pra você, mantém elas online/offline, com uma mensagem pessoal ou como você decidir.

Janela de gerênciamento de contas no Pidgin

Adora trocar arquivos com seus amigos? Vai adorar o gerenciador de transferências do Pidgin, ele te diz quantos KB/s, tempo estimado para acabar do download e tempo decorrido.

E Smiles? Nunca notou como eles são feios? Desde quando pessoas devem se expressar com bolas amarelas? Dá pra desativá-los. Mas o importante é que você se livra de todos os winks, jogos, chamadas de atenção e afins, no Pidgin quando alguém chama sua atenção nem notificação você recebe, só uma mensagem de status que se você não olhar pra janela ninguém nota. Seu alívio para seus contatos carentes.

O Pidgin é uma ótima alternativa pra quem quiser fugir do caos do MSN ou quiser usar várias contas ao mesmo tempo, infelizmente não tem suporte para web-cam e chat de voz, mas é o preço a pagar por minimalismo, se você tiver paciência, logo eles implementam também.

O Pidgin está disponível para Windows e Linux.

Pidgin (Download)

Comentários

  1. Assim como para Xp, Vista :P
    Fedora e CentOS são distribuições Linux :D

    Pidgin eu uso desde que foi lançado :)
    do tempo que o nome era gaim (parece ser muito tempo atrás).

    Só últimamente que venhum usando o emesene (MSN) e o gajim (Jabber e Gtalk).

    Mas sem dúvida alguma, o Pidgin é uma mão na roda pra quem usa mais de uma account ou serviço de im :)

  2. ah
    mas windows resume xp e vista!
    eu nao sabia q Fedora e centOS eram linux! arrumei lá
    pena q o pidgin nao tem webcam e voz só =[

  3. O Pidgin não é o antigo Trillian.
    O Pidgin é o antigo Gaim e ele é de código aberto.
    O Trillian faz a mesma coisa que o Pidgin, mas é de código fechado e é pago.

  4. Jardel’s Corner Personal » Blog Archive » Hey Microsoft, Seinfield doesn’t Make Your Products Suck Less says:

    […] am writing this right now is the only one that  I use and are sure never will play in mac :-(, Pidgin is another… Filed under: Gotcha!, Interesting, Marketing, Tech […]

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor