softwares que eu não viveria sem

ARQUIVO: este post não é mais relevante porque é muito antigo, mas porque deu muito trabalho pra fazer não será excluído.

A gente usa tanta coisa no dia a dia nas nossas atividades online que às vezes nem notamos o quão importante algumas aplicações são, eu mesmo não viveria sem algumas (enquanto não existirem melhores). Abaixo eu listo os 10 programas que eu não viveria sem (nada de sites nesta lista, fica pra próxima).

Firefox

Imagem do meu Firefox

Em 2004, quando eu estava gostando de usar o My Yahoo! pra guardar sites legais e tirinhas (o que vim descobrir ser RSS depois de um tempo) eu já abria vários sites em várias janelas o tempo todo, mas imagina fazer isto no Internet Explorer, sim, o 6! E como era o começo da minha vida nerd, eu comecei a descobrir quanto a Microsoft e o IE eram maus. Lendo artigos dos primeiros evangelistas dos Firefox eu decidi migrar, apaixonei na hora com as abas, mais tarde pelos favicons e hoje eu também virei um evangelista (já converti quase 1000 pessoas, segundo o Spread Firefox). Inclusive se você entrar pelo IE neste blog, vai ter um anúncio no topo de cada página pedindo pra você mudar de browser.

Winamp

imagem do meu winamp

Simplesmente porque é simples! Eu só uso porque é simples, não consome muita memória e é simples! Ah, já mencionei que é simples? iTunes é muito pesadão e eu não quero alguém que organize minhas músicas por mim, muito obrigado, sem falar na capacidade de poder adicionar plugins (não que iTunes não tenha, mas os do Winamp são melhores) e coisas do tipo, com o Winamp já mando minhas faixas pro last.fm também e não preciso daquele programa pesadão do last, dá pra ver letras de músicas por lá (de maneira leve).

Windows Live Writer

Imagem do meu Windows Live Writer

Sim, eu sou escravo de um produto da Microsoft, embora seja difícil admitir. Mas desde que comecei este blog todos os quase 500 posts foram com o Windows Live Writer, nenhum outro programa converte todas as imagens em thumbnails, hospeda as duas versões em ftp, não depende do bom humor do meu firefox se travar ou não, me deixa formatar perfeitamente o texto, copia e cola como estava na página, posso usar pra editar quantos blogs quiser daqui mesmo, sem a distração de abas extras. Ele me deixa até ver como vai ficar o post no blog antes mesmo de publicar, sem nem mesmo precisar ir até o blog. Tudo isso parece fanboyzice da Microsoft, mas é atualmente o único motivo (além do Corel) que me prende ao Windows.

WordPress

o painel deste blog, powered by wordpress

O que sustenta este blog! Eu usei o Blogger por um tempo e posso dizer que foi a pior experência da minha vida blogueira. WordPress é o melhor pra publicar seu próprio blog: é código aberto, aceita plugins, muitas pessoas usam (o que o torna mais fácil de aprender), embora com suas ocasionais falhas de segurança é o melhor da categoria na minha opinião.

Pidgin

minha lista de contatos no Pidgin

Que programa deixa você entrar nos seus 2 MSNs, 3 Jabbers, ICQ, AIM, Yahoo! e é Código Aberto? O Pidgin! Mais o maior motivo pra usá-lo é salvar memória do computador. MSN e Gtalk sozinhos já usariam muita memória (tá, Gtalk nem tanto), então é melhor usar só o Pidgin mesmo, sem falar que ele tem suporte pra plugins e os históricos são muito bem guardados. Enquanto o MSN guarda  seus históricos no medonho XML (e limita o arquivo na média de 2MB) e cada arquivo tem em média somente 3 meses de chat em 2MB, o Pidgin guarda tudo em txt e meus 6 meses de chats diários com algumas pessoas não passam de 6MB. A única desvantagem é que o minimalismo matou o vídeo e o chat de voz. Mas trocar isto por abas na janela de conversa, ficar sem ver emoticons medonhos e winks também como nudges vale a pena. O Pidgin é de fato tão bom que merece até um post só pra ele (revisão pendente).

Mozy(ref.)

as opções do cliente do Mozy

Meus amigos sabem que eu sou paranóico por backups, eu devo ter uns 15 pra cada coisa e alguns lá de 2005. Se algo pegar fogo eu tenho cópia de segurança, se meu computador parar neste exato momento, tenho backup de 2 horas atrás. E quem sustenta toda esta paranóia? o Mozy! (junto com a minha filosofia de vida de manter tudo online). Ele sincroniza meu computador no intervalo de tempo que eu quiser, com as pastas que eu quiser e ainda me dá 2GB de graça e 512MB a mais pra cada amigo indicado. E está nos meus planos dar um upgrade por 49 dólares anuais por espaço ilimitado, sem falar que ele guarda backups de 90 dias atrás ou mais (é meio complicado de entender).

RoundCube

Minha caixa de entrada no Roundcube customizado

Eu nunca cheguei a migrar para o Gmail (sim, eu usava Yahoo! Mail como principal), só a usá-lo com o Thunderbird por um tempo (artigo sobre Google Evil pendente), até decidir migrar pra um webmail em 2006 quando migrei para o Dreamhost. Como sempre fui ao SourceForge procurar algo interessante, o RoundCube ainda estava nas suas primeiras versões, nem sequer estava entre os mais populares para a pesquisa “email”. O Roundcube é simplesmente perfeito, super simples, super rápido e super sexy. Sabe as sugestões de e-mail quando você está digitando o endereço do destinatário no Gmail? É a mesma coisa, só que mais rápido! Drag and drop? Sim! Checa por e-mails automaticamente? Sim! Salva automaticamente rascunhos quando você escreve um e-mail? Sim! Checa gramática em mais de 8 línguas inclusive português? SIM! Tudo numa interface IMAP, código aberto e sem anúncios. Infelizmente é só pra quem tem seu próprio e-mail/site e não suporta várias caixas de entrada na mesma conta (POP ou mais de um IMAP). Recomendo migrar até pra quem usa Gmail.

 

OpenX

meus "anunciantes" no OpenX

Ele é a versão código aberto do Google AdManager (não falei aqui sobre porque o blog não é direcionado a webmasters), mas ele deixa você posicionar, vender e gerenciar seus anúncios, cuidando da parte chata pra você. Ele que faz com que os usuários que mais visitam este blog vejam menos anúncios, que os usuários do Internet Explorer vejam anúncios sobre Firefox e os novos usuários vejam links pra newsletter/feeds (entre outros segredinhos pra deixar todos felizes).

Suíte de Aplicativos do Corel

sem imagem grande do Corel Draw! Idéias pendentes

Seja pra vetorizar, criar código de barras (na verdade nunca fiz isto) ou pra editar uma foto, é o melhor em minha opinião e sou fanboy admitido. Em 2003 fiz curso sobre e me apaixonei, hoje em dia na era Photoshop eu ainda uso o competidor pra fazer minhas manipulações e vetores, não porque seja melhor (pra vetorizar é melhor, pra manipulação não tanto), mas eu ficaria horas tentando achar alguma coisa que sei o atalho de teclas no Corel. E sim, eu sei que a Microsoft tem parte da Corel.

Gadwin PrintScreen

(ele é tímido e  não deixa tirar foto dele mesmo).

Todas as capturas de tela neste post (e em todos do blog) foram tiradas com o Gadwin PrintScreen. Ele me deixa escolher entre tela cheia, janela atual e área quadrada (o que mais uso, onde ele congela a tela e me deixa selecionar a área a tirar a foto). Ele ainda não ocupa muita memória e armazena os arquivos como você quiser, quer chamar suas capturas de tela de CaPiTuRa Di TeLa 001? Ele faz isto pra você e continua a seguir os números (002, 003, etc). Ainda dá pra enviar a captura por e-mail, ftp ou impressora logo que ela for tirada, escolher a qualidade e extensão da imagem (jpg, png, gif, etc) e um monte de coisa que só quem tem um site acharia útil.

 

Estes são os softwares que não viveria sem (ou ficaria meio frustrado com substitutos), vão entrar na lista o Evernote e Tor logo. Evernote ainda estou testando pra ter uma palavra final, mas estou gostando e Tor porque sou paranóico com segurança também e uma VPN está nos meus planos, sem falar que a nova lei que criminaliza roubo de senhas vai obrigar os provedores a guardar as páginas que você visitou por três meses (embora os dados só serão liberados por autorização judicial, Eu já disse que sou paranóico, não?).

E você, tem algum programa que não viveria sem?

Comentários

  1. Bom dia caro Jardel, quero confirmar o que disse sobre o belíssimo Pidgin, estou usando a 2 semanas.

    Realmente o programa é simples, leve, e sem frescuras. É um excelente software pra quem não quer sobrecarregar a maquina, e ter a facilidade de usar todos seus Talks, Msn’s e Icq’s…

    Atualmente estou usando, 2 Talks, 1 MSN e 3 ICQ … muito bom e muito leve.

    Sua opção de status é fantástica tbm, ele atualiza em todos, assim como a foto q é única, caso preferir.

    Está de parabéns pela dica.

    Obrigado e até mais

  2. O Firefox não deixa eu copiar as imagens dos sites para o Corel Draw. Meus amigos também não conseguem. Estou usando a versão mais nova. Tem algum plug-in para resolver este problemas?

  3. ola,olha cara baixei este live writer consegui ate postar e tals um blog mais como eu defino o endereco do blog…..o seu e jardelscorner. ….

    no meu apareceu um monte de coisas…muitos numeros e tals;;;

    poderia me ajudar???

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor