ARQUIVO: este post não é mais relevante porque é muito antigo, mas porque deu muito trabalho pra fazer não será excluído.

A versão 3.0 está sendo testada há 32 meses (!!) e está agendada pra ser lançada em junho e sem dúvidas é a versão mais rápida até agora.
Primeiras Impressões
Nada de muito novo na interface além de um tema mais bonitinho, pastas de favoritos mais 3D e rolagem da barra de abas smoothly: Quando você abre uma aba e tem várias outras abertas também ele vai rolando lentamente a posição de todas para que a atual fique no centro (se tiverem várias outras ao redor) ou o mesmo acontece caso ela esteja em uma das extremidades.
Logo que abri pela primeira vez descobri que só uma das minhas extensões funcionavam, notei também a nova página dentro do gerenciador de addons para extensões recomendadas.


Agora da pra dar zoom na página inteira ou só em alguns pedaços dela, como só texto, só ir em View > Zoom > e marcar Zoom Text Only.
Os downloads podem ser resumidos depois que sua conexão cai ou fechar o navegador.
Quando você fecha o navegador ele pergunta se você quer salvar as abas, também quando abrir uma pasta de favoritos em abas ele não vai abrir em cima das já abertas, como nas versões anteriores e sim em abas novas.
A seleção de texto pode ser feita separada, não precisa estar junta (como no exemplo da imagem abaixo), e quando você der triplo clique ele seleciona o parágrafo inteiro.
Pra fazer isso, selecione um texto, depois pressione ctrl/cmd e arraste o texto pra qualquer lugar (de preferência não um formulário) e solte, depois com o ctrl ainda pressionado selecione a segunda parte do texto.


O gerenciador de favoritos ficou mais experto, embora eu ache que ele piorou, agora ele cria backups automáticos de todos os favoritos e depois cria pontos de restauração automáticos. Eu ainda não confie na ferramenta nem aconselho ela, faça backups constantes e manuais.
Interações com aplicativos offline, por exemplo, se você clicar num link de e-mail (mailto:) num documento word, ele pode abrir no Gmail para você escrever o e-mail. Mas os donos dos sites têm que programar tal ferramenta antes para ser compatível.
Um gerenciamento mais controlado de que aplicações abrem em que sites, por exemplo, feeds abrem no Google Reader* e vídeos .mpg pelo plugin do Windows Media DRM.

*Os atalhos pra feeds estão com bug nesta versão
Todas as páginas que mantém alguma informação sobre quem é dono, certificados de segurança, endereço, etc. Vão ter tais informações exibidas no fav icon (ícone antes do endereço)



Os favoritos, história e cookies de usuários agora são salvos em base de dados seguras, isso quer dizer que caso seus sistema trave ou algo parecido, as chances de perder algo são menores (mas não extintas), e isso reduz também a memória consumida pelo sistema operacional enquanto o Firefox estiver aberto.
Velocidade
Não posso falar muito deste item, andei usando alguns hacks pra aumentar conexões simultâneas em um mesmo servidor, tempo em que a página pode tentar abrir antes de carregar de novo e outros. Então os resultados podem estar modificados por minhas configurações e não devido ao novo Firefox, a única coisa que notei foi que ele está otimizado para ajax e JavaScript, aplicações como Gmail e Zoho estão beeeem mais rápidas.
Caso você vive pulando de PC em PC públicos e tem um pendrive, tem também a versão portable já disponível
Baixe o Firefox 3.0 beta 5