Revisão do Firefox 3

ARQUIVO: este post não é mais relevante porque é muito antigo, mas porque deu muito trabalho pra fazer não será excluído.

Firefox Gran Paradiso Under Construction
Dia 2 saiu a versão 3.0 beta 5 do tão antecipado Firefox 3 e eu decidi testar pela primeira vez, mesmo sabendo que todos as minhas extensões iriam parar de funcionar.

A versão 3.0 está sendo testada há 32 meses (!!) e está agendada pra ser lançada em junho e sem dúvidas é a versão mais rápida até agora.

Primeiras Impressões

Nada de muito novo na interface além de um tema mais bonitinho, pastas de favoritos mais 3D e rolagem da barra de abas smoothly: Quando você abre uma aba e tem várias outras abertas também ele vai rolando lentamente a posição de todas para que a atual fique no centro (se tiverem várias outras ao redor) ou o mesmo acontece caso ela esteja em uma das extremidades.

Logo que abri pela primeira vez descobri que só uma das minhas extensões funcionavam, notei também a nova página dentro do gerenciador de addons para extensões recomendadas.

tela de addons no firefox 3
Na barra de endereços do navegador, quando você digita algo ele vai te mostrando sugestões de sites, entre os que estão nos seus favoritos, tags, sites que você já visitou, etc. Os resultados são calculados com base na frequência e o quão recente você adicionou ou acessou tal página.

barra de endereços novas no firefox 3
Interações

Agora da pra dar zoom na página inteira ou só em alguns pedaços dela, como só texto, só ir em View > Zoom > e marcar Zoom Text Only.

Os downloads podem ser resumidos depois que sua conexão cai ou fechar o navegador.

Quando você fecha o navegador ele pergunta se você quer salvar as abas, também quando abrir uma pasta de favoritos em abas ele não vai abrir em cima das já abertas, como nas versões anteriores e sim em abas novas.

A seleção de texto pode ser feita separada, não precisa estar junta (como no exemplo da imagem abaixo), e quando você der triplo clique ele seleciona o parágrafo inteiro.

Pra fazer isso, selecione um texto, depois pressione ctrl/cmd e arraste o texto pra qualquer lugar (de preferência não um formulário) e solte, depois com o ctrl ainda pressionado selecione a segunda parte do texto.

seleção separada - multi-seleção
Adicionar favoritos ficou mais fácil, logo no fim da barra de endereços tem uma estrela, um clique adiciona aos favoritos, o segundo clique abre uma janela pra adicionar em alguma pasta específica ou colocar tags.

Nova barra de favoritos do firefox
Smart Bookmars: Te da acesso as páginas mais recentes, mais acessadas e favoritos com tags recentes. Não funcionou direito pra mim, talvez porque sou meio compulsivo em excluir cachê e histórico.

O gerenciador de favoritos ficou mais experto, embora eu ache que ele piorou, agora ele cria backups automáticos de todos os favoritos e depois cria pontos de restauração automáticos. Eu ainda não confie na ferramenta nem aconselho ela, faça backups constantes e manuais.

Interações com aplicativos offline, por exemplo, se você clicar num link de e-mail (mailto:) num documento word, ele pode abrir no Gmail para você escrever o e-mail. Mas os donos dos sites têm que programar tal ferramenta antes para ser compatível.

Um gerenciamento mais controlado de que aplicações abrem em que sites, por exemplo, feeds abrem no Google Reader* e vídeos .mpg pelo plugin do Windows Media DRM.

manager de aplicativos
*Os atalhos pra feeds estão com bug nesta versão
Segurança

Todas as páginas que mantém alguma informação sobre quem é dono, certificados de segurança, endereço, etc. Vão ter tais informações exibidas no fav icon (ícone antes do endereço)

informações sobre página do paypal
Páginas que tenham conteúdo suspeito (malwares, vírus, etc) vão ser bloqueadas em uma pré-página, daí você escolhe se quer continuar ou não, sites com certificados de segurança expirados também.

certificado ssl expirado no firefox 3 site perigoso no firefox 3
Todos os plugins e extensões que não forneçam uma atualização segura serão bloqueados pelo Firefox, uma integração melhor com antivírus e respeito ao protocolo do Vista Parental Control também foi implementado.

Os favoritos, história e cookies de usuários agora são salvos em base de dados seguras, isso quer dizer que caso seus sistema trave ou algo parecido, as chances de perder algo são menores (mas não extintas), e isso reduz também a memória consumida pelo sistema operacional enquanto o Firefox estiver aberto.

Velocidade

Não posso falar muito deste item, andei usando alguns hacks pra aumentar conexões simultâneas em um mesmo servidor, tempo em que a página pode tentar abrir antes de carregar de novo e outros. Então os resultados podem estar modificados por minhas configurações e não devido ao novo Firefox, a única coisa que notei foi que ele está otimizado para ajax e JavaScript, aplicações como Gmail e Zoho estão beeeem mais rápidas.

 

Caso você vive pulando de PC em PC públicos e tem um pendrive, tem também a versão portable já disponível
Baixe o Firefox 3.0 beta 5

Comente

Sobre o Jardel

Já fui modelo, barman e vendedor, hoje trabalho com esse mundo louco que é a internet. Aqui você encontra posts escritos por mim desde os meus 16 anos e no meio deles talvez algo útil pra sua vida.

Wordpress SEO Plugin by SEOPressor