ARQUIVO: este pode estar desatualizado porque é muito antigo, porém o conteúdo ainda é válido.
O Skype lançou começo deste mês sua nova versão 4.2 Beta com ela é possível acessar hotspots Wi-Fi pagando por minuto e usando seus créditos Skype. Também foi lançado nesta versão redirecionamento de chamada e detecção automática de qualidade na ligação.
Já esteve em algum lugar em que precisasse checar o e-mail rapidamente sem comprar por acesso de um da inteiro, apenas alguns minutos até o próximo voo chegar ou enquanto toma seu café?
O Skype Access deixa você acessar uma rede Wi-Fi pagando por minutos. Ele te oferece acesso a provedores como VEX (no caso do Brasil) ou Boingo (em outros países), usando seu saldo na conta do Skype.
Como Funciona
Você vai precisar do Skype 4.2 ou superior e créditos na sua conta.
Deixe o Skype aberto. Quando for a um lugar que possua conexão com hotspots (como McDonalds, Starbucks, entre outros estabelecimentos), se conecte a rede e o Skype vai mostrar uma notificação na bandeja do sistema perguntando se deseja conectar-se usando seus créditos.
Tela apresentada antes de realizar uma conexão.
O preço por minuto é de 0,43 reais ou 0,19 dólares. Ele vai te apresentar uma tela com seus créditos e por quantos minutos aproximados a conexão vai durar baseado no saldo de sua conta.
Tela de conexão.
Tela de status da conexão: Rede conectada, duração e custo.
Vantagens e Desvantagens
O Skype Access não permite conexões via smartphones, iPods ou dispositivos similares…
A tarifa é um pouco abusiva. Pra ter noção de comparativo, uma ligação de qualquer país para um celular do Brasil via Skype custa R$0,59 o minuto. Uma assinatura mensal da VEX custa em média R$39,90 com acesso ilimitado, inclusive para smartphones.
O serviço é ótimo para conexões de curta duração, como quando você precisar utilizar a internet por algum tempo até seu voo de conexão chegar no aeroporto (já que normalmente o acesso é cobrado por dia e custa por volta dos 30 reais) ou para checar e-mail rapidamente em outro lugar.
A área de cobertura é muito boa em grandes cidades, em São Paulo suporta o provedor VEX, que tem praticamente em cada esquina. Mais de 100,000 pontos de acesso são suportados ao redor do mundo.