ARQUIVO: este post não é mais relevante porque é muito antigo, mas porque deu muito trabalho pra fazer não será excluído.
Ontem o Flickr lançou vídeo, a tão esperada ferramenta, Tão esperada talvez por causa dos anúncios e especulações. Agora os usuários podem colocar fotos em movimento, como o próprio Flickr gosta de chamar, junto com as fotos normais do seu photostream.
Ao contrário do que a imagem acima sugere, o Flickr Vídeo não vai ser um clone do YouTube, os clipes só podem ter 90 segundos e 150MB no máximo, tudo pra evitar cópias de conteúdo com direitos autorais e fazer com que os usuários postem besteiras coloquem mini clipes de suas vidas cotidianas no site.
Embora eu concorde que 90 segundos é tempo suficiente para um vídeo em uma comunidade que não pretende fazer filmes, eu ainda sou contra a atitude de lançar vídeo no Flickr. Talvez porque sou old school ou porque não me agrada a idéia. Vídeos são pro YouTube, Vimeo ou qualquer outro site do tipo, Flickr é photo sharing, construiu sua comunidade em cima de photo sharing e devia continuar assim, imagina se YouTube começasse a autorizar fotos?
Os vídeos aparecerão junto com as fotos, como se fossem fotos, exceto pelo botão de play no canto, o player é bem clean também. Somente usuários PRO poderão dar upload nos vídeos, embora usuários normais podem assistir/embed normalmente. As mesmas ferramentas que existiam nas fotos, como filtros, Creative Commons e tags também estão disponíveis. Não é suportado vídeo HD.
Abaixo, dois vídeos do primeiro meme do Flickr: Abrir sua geladeira com a câmera dentro, criativo, não? Uma (quase) versão do What’s in your bag em vídeo.
Junte-se as outras 14 mil pessoas que não apoiam o Flickr Vídeo