logo jardicas

Lembre de tudo em todos os lugares com o Evernote

por | ago 25, 2008 | Dicas, Downloads, Internet, Multimídia, Nerd, Revisões, Sites, Tech Market, Tecnologia e Gadgets, Vida Offline | 6 Comentários

Compromissos a ir, nomes a lembrar, contas a pagar, frases pra te inspirar, lugares pra visitar, senhas pra decorar. O mundo hoje não pára e você sabe disso, uma das maneiras mais eficientes de cuidar de tudo é anotando, usando notas, post-its, lembretes com voz, desenhar no guarda-napo quando aquela idéia pintar, acordar no meio da noite e anotar no celular. Mas com o tempo você acumula um monte de papel e acaba deixando tudo separado. E se o Post-it cair no chão? E se roubarem seu celular? Mas tem como deixar tudo em um lugar só.

O Evernote é um serviço de notas que pode ser acesado em todo o lugar. Meu preferido é a versão do desktop (Mac e Windows (Linux em desenvolvimento)), se você tem uns 20 bloco de notas pra guardar informações no seu computador, vai adorar ter tudo a mão e sincronizado em qualquer lugar.

Mas como se não bastasse o cliente do desktop, você pode acessar sua conta do celular e web também (enfim, qualquer aparelho moderno com acesso a internet) e pode gerenciar suas notas offline também se preferir.

Quando você se cadastra você recebe 40MB de cota mensal na versão grátis, funciona como no Flickr, você pode mandar 40MB de notas por mês, depois disso só esperando até o mês que vem pra receber mais 40MB, mais que o suficiente se você não usa muitas imagens.

Gosta de escrever tudo? Gosta de tirar fotos? O Evernote é perfeito pra qualquer situação, ele guarda arquivos de imagens, pdf’s, áudio, páginas da web e ainda permite você desenhar por ele (se você tiver um tablet ou for aventureiro de ir com o mouse).

Uma das ferramentas mais impressionantes do Evernote é a sua capacidade de indexar textos, ele pega textos de imagens quando você procura por palavras-chave e Até mesmo caligrafia é bem indexada pelo programa (mas se você for médico… O programa não é perfeito).

Se você gosta de fazer listas de supermercado no computador ou as (in)famosas ToDo Lists, o Evernote dá uma mãozinha. Além disso, se você optar por guardar senhas em notas, dá pra criptografar pedaços do texto (veja no inicio da imagem abaixo), o texto só poderá ser acessado por uma “supersenha” e ainda dá pra fazer várias “supersenhas”, até uma para cada nota se desejar.

As vezes tem algum página na internet legal que você gostaria de guardar pra sempre. A melhor opção sempre foi favoritá-la, mas se a página saísse do ar em alguns anos ou se fosse movida, você perderia tal informação. Com o Evernote dá pra salvar uma página na íntegra, com todos os gráficos e afins como nota (é o que eles prometem, nos meus testes as páginas não são salvas com layout e não estão formatadas, mas acredito ser um bug).

O Evernote ainda sincroniza em períodos de tempo pré-determinados suas notas, que ficam acessíveis de vários lugares. Se decidir, ainda dá pra compartilhar notebooks e todos poderão ver.

No meu caso, decidi compartilhar a coleção de frases que coletei pela internet por alguns anos aqui. Todos os notebooks compartilhados tem um widget e também RSS, pode até virar um pseudo-blog, dá pra publicar podcasts ou até e-books pelos notebooks compartilhados do Evernote.

A versão do clipper (a parte que salva uma página) para desktop, que tira uma screenshot (captura de tela, veja imagem abaixo) e ainda te deixa anotar nela.

 Várias maneiras de enviar notas

E-mail: Envie um e-mail pra um endereço pré-gerado (e enorme) que o que estiver lá vai pro Evernote, tudo que você mandar pro e-mail – inclusive anexos – vão pro seu notebook default.

Deskop: Arrastar uma figura, desenhar ou escrever algo no seu computador vai sincronizar com a internet e você poderá acessar de qualquer lugar.

Celular: Interface java, wap e especial para iPhone estão disponíveis para celular. Muito útil pra quem esqueceu a lista do supermercado em casa ou não quer levar papel.

Web: De qualquer navegador (Firefox 2 e 3, Internet Explorer 7 e Safari 3)

Clipper: Uma extensão ou bookmarklet que funciona na maioria dos navegadores populares que guarda a página que você está visitando.

Screenshot : Mesmo que o clipper, só que para seu computador e permite que você faça anotações na tela.

On the Go: Você pode instalar o Evernote Portable e usá-lo em qualquer computador que não te deixe instalar nada ou entrar em sites, como lans e redes muito censuradas.

Usos úteis [sic]

Contas/Pagamentos/Invoices: Dá pra scaniar uma conta e deixar no Evernote como PDF e toda vez que precisar dela é só procurar pela data, número, etc…

Receitas: Um dos meus usos preferidos, você coloca a receita e ainda tira fotos pra acompanhar o preparo.

Lista de Compras: Supermercado, loja de ferramentas, um tom de cor que você achou na internet e acessa pelo Evernote no celular.

Menus e Telefones de Delivery: Sabe aquele panfleto com o menu e telefone do seu restaurante chinês preferido? Scaneie e bote no Evernote, assim que você tiver mais panfletos de outros restaurantes terá opções para comparar todos os preços de frango xadrez de vários restaurantes com apenas alguns cliques.

Compromissos: Embora eu não recomende porque não tem nenhum tipo de notificação, tem gente que adora usar o Evernote como uma espécie de agenda.

Idéias de projetos/desenhos, etc: Alguma foto ou frase que te inspira, texto, etc..

Lembrar de coisas em qualquer lugar: Duh.

Na escola, pra ajudar a estudar: Tirar foto do quadro negro ou gravar a aula em áudio e depois procurar no Evernote salva realmente muito tempo.

Live blogging: Eu ainda não testei, mas até que não é uma má idéia.

Publicar podcasts: Você grava no seu celular, manda pro seu notebook público e seus ouvintes que assinaram o RSS vão saber dos últimos podcasts, sem precisar criar um blog inteiro pra isso.

Como agenda de cartões de visita (business cards): Sabe aqueles intermináveis cartõezinhos que você coletou em reuniões e encontros? As pessoas caretas tem praticamente álbums com vários e demoram a achar os que procuravam, scaneie todos e coloque no Evernote como imagem que fica mais fácil de procurar um telefone da próxima vez.

Planejar férias e viagens: Fotos de destinos, hotéis, notas…

Seriais, PIN, Puks, Senhas: Dá criptografar o texto e pra colocar um “master password” pra caso alguém acessar seus notebooks.

ToDo lists: Pra ajudar a lembrar o que você fez e tem que fazer.

Biblioteca de códigos: É um programador? Tem milhares de códigos que usa muito mas não quer/consegue decorar? Coloque no Evernote e procure eles sempre que precisar.

Arquivo de SMS: Convenhamos que o SIM card não é o melhor lugar do mundo pra se guardar mensagens.

E-mail: É só procurar o endereço de e-mail que envia notas pro Evernote (abaixo como achá-lo) e encaminhar todos os seus e-mails pro Evernote, ficam muito mais fáceis de achar. Mas caso você não quiser matar sua inbox, use somente para e-mails que gostaria de guardar.

Favoritos: Nada de salvar só a url, salve a página inteira!

Arquivo de PDFs: Pra quem tem vários e-books pelo Desktop, é só colocá-los todos no Evernote e procurar depois por referências.

Conhece mais algum uso útil? Deixe nos comentários.

Dicas avançadas (pule esta parte se não teve nenhum contato com o Evernote ainda)

  • Pra anotar algo no clipper do desktop, é só apertar uma segunda vez o botão que você comfigurou pra “clippar” (por default é PrintScreen).
  • Caso você precisar de alguma imagem que esteja no Evernote, clique com o botão direito em cima da nota e depois em exportar, escolha o local de destino que ele vai exportar com uma página da web, no mesmo local que você exportou terá uma outra pasta (chamada Evernote Files) com a imagem e/ou da nota.
  • Para instalar o Evernote portable vá em Application e depois Install Evernote Portable.
  • O endereço pra enviar notas por e-mail fica no Evernote web, entre na sua conta web e vá em settings (ou clique aqui), o endereço aparece no final da página. Você pode “resetar” caso não gostar da combinação aleatória.

O Evernote é um serviço que parece meio sem sal e chato a primeira vista, mas assim que você começa a usar, ele se incorpora no seu dia a dia prova ser uma mão na roda em vários momentos.

Evernote (download)

Discussão

6 Comentários

  1. Ricardo

    Gostei do artigo — uso o Evernote todos os dias, e na verdade queria saber como tornar um pedaço do meu caderno publico (e.g. os artigos marcados com um tag) ou, melhor ainda, compartilhar um pedaço do meu caderno (determinado tag) com outro usuario Evernote. Vc sabe/pode explicar como fazer?
    Grato!

    Responder
  2. Ricardo

    Ok descobri: criar um caderno novo, jogar todas as notas marcadas com um tag para aquele caderno, clicar com o botão direito no caderno novo, escolha “Propriedades” e optar ali por “Fazer o caderno público”. Eles dão um URL para divulgar o caderno. Mas aparentemente não dá para restringir o acesso a outros usuários especificos, como o Google Notes fazia…

    Responder
  3. Jardel

    Ricardo, infelizmente não dá pra compartilhar com usuários específicos nem fazer certas tags públicas, mas no caso das tags é só criar um notebook e arrastar todos os itens pra lá…

    Responder
  4. Rildo Lasmar

    Boa noite, nao estou conseguindo gravar audio no evernote, tem algum icone no layout ? gravo por onde? obrigado

    Responder
  5. Teles

    Ola,
    tem como usar o evernote como agenda? Expl. tenho uma reuniao no proximo mes. expl 04/5/12 fula de tal, endereco tal.
    Como faco para saber que tenho essa reuniao nesse dia, sem ser lembrete? Agenda mesmo.
    Obrigada

    Responder
  6. Amanda

    Alguém ai pode me ajudar? Eu resetei meu cel, reinstalei o Evernote mas não consigo entrar na minha conta pois informa que o usuário já existe. Tentei criar um novo nome de usuário mas informa que o email já está sendo utilizado. Final das contas, tenho o Evernote instalado no meu pc mas não consigo mais abrí-lo no meu cel. Quem tiver ai alguma dica do que fazer pode por favor mandar por email?
    [email protected]

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por e-mail

Receba por e-mail

Receba por e-mail as melhores dicas sobre apps e sites

Confirme que você gostaria de receber a newsletter por e-mail e tudo pronto!