logo jardicas

Onde publicar suas músicas online (para bandas)

por | maio 23, 2008 | Dicas, Entretenimento, Internet, Listas, Multimídia, Revisões, Sites, Tech Market, Vida Offline | 1 Comentário

Se você tem uma banda, sabe como é difícil inicio de carreira, primeiro os equipamentos, depois gravar um disco em estúdio ou com algum aparelho decente em algum estúdio caseiro. Estima-se que hoje em dia existam mais de 4 milhões de músicas no mundo (fonte: Livro Free Culture do Lawrence Lessig), algumas que você nunca nem ouviu falar, mas que devem ser legais, talvez até podem virar o seu artista preferido, mas sem incentivo ninguém vai adiante. Atualmente ou você engole o que a as grandes gravadores estão promovendo naquela semana ou vai pra redes p2p e se passa a barreira do legal.

Bandas novas sempre tiveram esse problema “como vamos fazer nosso álbum ser ouvido?“. Esta série vai mostrar algumas alternativas pra você e sua banda até você conseguir um contrato com uma gravadora e vender sua alma de vez.

Primeiro passo, se você sabe o que é Creative Commons, licencie sua música sob uma licença não comercial, assim todo mundo vai poder baixar a música em redes p2p e mandar para os amigos sem infringir nenhuma lei. Mas os sites abaixo também aceitam conteúdo com todos os direitos reservados (as pessoas só poderão baixar onde você designar, leia-se: Com sua autorização), exceto o Jamendo. Fica a lista dos 5 melhores sites pra você publicar as músicas suas ou da sua banda (sem ordem específica).

Antes de prosseguir, tenha em mente como funcionam os direitos autorais musicais. Você precisa ser o dono da letra da música (instrumental/voz) pra ter direitos totais sobre ela, covers não são músicas suas, e em alguns casos você nem recebe se alguém tocá-las (mais informações aqui).

Num estudo não oficial – que coletava dados da Billboard desde 1890 – foi constatado que uma música pop tem na média de 2:30 a 3:50 minutos. Claro que houve maiores, mas analisando 120 anos de história de música populares, é mais provável que dentro desta duração sua música pop irá vingar, sendo 3:01 o tempo médio. Mas o que isso quer dizer pra você? Se você está nesse ramo só por dinheiro, ou precisa urgentemente de dinheiro, é bom fazer uma música que fique na cabeça de todo mundo e consequentemente e gere dinheiro. Não que eu apoie tal iniciativa, mas se sua banda segue a linha pop, pelo menos um pouco, não é uma má idéia.

E não se esqueça, que o segredo pra uma música ficar na cabeça, é seu ritmo é repetitivo.

A recomendação de hoje vai para:

Last.fm

Com aproximadamente 3 milhões de visitantes mensais e crescendo, é ótimo se sua banda é instrumental ou canta em inglês (cheio de indies por lá, site made in UK). Mas se você cantar em português, tudo bem, a comunidade brasileira no site também é grande, entre os que se declaram morando no Brasil, existem aproximadamente 120 mil.

Vantagens:

  • Você também pode enviar vídeos.
  • O site virou modinha entre os indies/emos daqui, você tem grandes chances se tiver esse público alvo.
  • Por cada música tocada no player deles, você/sua banda ganham royalties $$$.
  • Melhor possibilidade de ficar famoso e ganhar mais dinheiro: Quanto mais pessoas ouvirem suas músicas, mais o robô do last.fm vai comparar com os gostos das pessoas e mais você vai ser ouvido, é complicado, mas resumindo: no final você ganha dinheiro e tem a possibilidade e ficar famoso sem muito esforço.
  • Sua música só vai ser tocada pra quem possivelmente gosta do estilo musical de sua banda. Tudo graças ao robô do last.fm e a grande  comunidade.
  • Estatísicas semanais e ao vivo de quem está ouvindo sua banda.
  • Possibilidade de postar eventos no site (shows, etc).

Desvantagens:

  • Se você está realmente no começo, quase ninguém te ouviu ainda, vai ser muito difícil alavancar.
  • Boatos dizem que os royalties não são lá grande coisa (mas como tudo neste ramo (fora os shows), nada é bem pago).

Jamendo

Jamendo é um site que reune álbuns e músicas de bandas que estão licenciados sobre uma licença Creative Commons. As músicas serão disponibilizadas via Bittorrent, eMule e dá pra baixar pelo browser também. A audiência e por volta de 60 mil visitantes por mês, e nenhum dado sobre brasileiros por lá.

Vantagens:

  • Se você apoia o movimento cultura livre, é o site pra você.
  • Os álbuns são disponibilizados de graça para os visitantes por vários meios, sem cobrar a mais por isso. Sem limite de álbuns/músicas
  • Você pode optar por dividir renda de anúncios (50%) nas suas páginas ou por aceitar doações de fãs.

Desvantagens:

  • Só aceita conteúdo sob uma licença Creative Commons.
  • A audiência é fraca (principalmente no Brasil).
  • A renda pode ser fraca se você não for famoso(inho).

Discussão

1 Comentário

  1. ingrid

    5tudo nesta vi da que eu tenho e a musica

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba por e-mail

Receba por e-mail

Receba por e-mail as melhores dicas sobre apps e sites

Confirme que você gostaria de receber a newsletter por e-mail e tudo pronto!