Críticas Humor Negro Novidades Tech Market Vida Offline

Processos por download de música no Brasil

O Brasil é responsavel por 5% dos downloads de música ilegal no mundo. A campanha internacional da industria fonográfica (que todo mundo já sabe, processa todo mundo) decidiiu começar a pegar no pé dos brasileiros pela primeira vez.

“Essas pessoas não são nossos clientes, eles estão roubando música. O que eles fazem não é diferente de entrar numa loja e roubar um CD”, disse em coletiva de imprensa o presidente-executivo da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), John Kennedy, no hotel Copacabana Palace.

“O nosso objetivo propriamente não é processar as pessoas, mas mandar um avisos aos usuários ilegais”, afirmou o diretor da ABPD, Paulo Rosa.

Serão processados 20 pessoas que disponibilizam download de 3 mil a 5 mil músicas na internet. Desde 2000, o faturamente das gravadoras caiu quase pela metade, as gravadoas admitem que é dificil mudar a mentalidade de quem já baixa músicas, e tem algum progresso com novos usuários.

Do lado de fora da cerimônia de lançamento (cerimônia de lançamento pra processos?) estavam alguns membros da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro que entregaram um manifesto criticando as ações contra internautas brasileiros e propondo mudanças na lei de direitos autorais.

Update: Assinem a petição contra as ações da IFPI e da ABPD. (obrigado Roberta)
Fonte: Reuters.

5 comentários

  1. Contra burguês, baixe mp3! Não vou gastar quase 30 paus num goddam CD, do qual eu só vou aproveitar umas 2 ou 3 músicas. E também não to afim de pagar pra baixar música da internet se posso fazer isso de graça. E outra, onde vou achar pra comprar os Trances muito loucos que eu baixo?

    Controlar a pirataria de música na internet? É mais fácil erradicar a fome mundial.

  2. Até hoje não entendo o por que de tanto alarde por causa dos downloads de mp3. As gravadoras são tudo monopolistas e só querem lucrar.

    Essa RIAA, entre outras instituições que dizem perder milhões, não passa de corjas de cobras maribundas 🙂

  3. Pobre deles se acham que vão derrotar o MP3… no fundo tudo isso será muito melhor para a música, pois separará o joio do trigo e só manterá que faz música com a mente e não com a mão no bolso aberto esperando o dinheiro entrar, não dando a mínima pra qualidade… tenho quase 3000 músicas em MP3, algumas de excelentes artistas que não conheceria sem essa “maldita ladra de dinheiro das gravadoras ganacioasas”.. que venham as gravadoras… elas já perderam essa guerra há tempos…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: